Informações sobre a segurança do certificado digital

Atualizado 2 months ago por Marketing

Os certificados digitais fornecidos pela Valid são protegidos por senhas cadastradas pelo titular do certificado no momento da emissão. Para segurança de nossos clientes, a Valid não mantém cópia de certificados e senhas, sendo de responsabilidade exclusiva do titular a guarda e o sigilo dessas informações.

Em caso de esquecimento da senha ou perda do certificado digital, será necessária uma nova emissão.

Cuidados com as senhas do certificado

  • Senha de Utilização PIN cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Desbloqueio PUK cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Identificação e Revogação cadastrada no preenchimento da solicitação do certificado. Esta senha é imprescindível para a emissão ou cancelamento online do certificado. Em caso de perda, não será possível a emitir o certificado digital e o cancelamento deverá ser presencial em uma das localidades de atendimento Valid;

A senha é de uso pessoal e intransferível

  • Nunca divulgue a senha do seu certificado digital para terceiros;
  • Não digite a senha quando alguém puder observar suas mãos;
  • Não anote a senha em papéis e guarde em gavetas ou embaixo do teclado, por exemplo.
Recomendamos que a senha escolhida seja forte, contendo letras maiúsculas e minúsculas, e números. Clique aqui e confira como criar uma senha forte e segura.
A senha do certificado digital não pode ser recuperada ou alterada em nossos canais de atendimento ao cliente.

Nunca entregue o seu certificado para terceiros

O certificado digital é um documento pessoal, que identifica o seu titular ou empresa em transações digitais. Por isso, recomendamos não deixá-lo em posse de terceiros;

Para transações com a Receita Federal, caso seja necessária a representação por um terceiro, recomendamos que seja utilizada a Procuração Eletrônica existente no Portal e-CAC. Essa procuração confere poderes para que um terceiro o represente utilizando um certificado digital próprio.

Todos os atos realizados perante à Receita Federal do Brasil utilizando o certificado digital são de responsabilidade única do titular.

Documentação

Os dados constantes nos documentos apresentados pelo titular para a validação presencial devem estar de acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB). Evite problemas que impossibilitem a validação do certificado digital, como:

  • Mudança de Estado Civil, quando há alteração do sobrenome;
  • Falecimento do representante da empresa e não atualização do contrato social com os novos dados.
  • Mudança de sociedade dentro da empresa ou Mudança do representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil. Todos os atos praticados perante a RFB com o certificado digital é de responsabilidade do titular.


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