Dúvidas sobre Renovação do Certificado Digital Valid

Atualizado 2 months ago por Matheus

O que é a renovação online?

É o processo de emissão de um novo certificado digital para pessoa física ou jurídica, sem a necessidade de deslocamento até um local de atendimento.

Esta renovação é permitida somente para certificados digitais do tipo A3 que esteja dentro da validade, e que o cliente tenha conhecimento de sua senha PIN.

Posso realizar a renovação online pelo Mac, Linux ou Windows?

O processo de renovação online e a instalação devem ser realizados através sistema operacional Windows, em equipamentos com as seguintes configurações:

• Sistema Operacional: Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows.10 (a partir do build 10586.63).

IMPORTANTE: A emissão do certificado digital não pode ser realizada utilizando o navegador EDGE, instalado em conjunto com o Windows 10. Caso utilize este sistema operacional, sugerimos o uso do Internet Explorer 11 para emissão do certificado digital.

O processo de renovação poderá ser feito pelo Chrome?

Sim, a renovação poderá ser realizada por um navegador Internet Explorer 11 ou Chrome.

Como faço a renovação online de um certificado digital Valid?

Acesse o site da Valid pelo link www.validcertificadora.com.br, clique em Meus Certificados Digitais > Meu Certificado > Renovação.

A renovação do certificado pelo renovador online Valid poderá ser feita com todos os tipos de certificados?

Não. Somente para os certificados tipo A3, tanto para pessoa física quanto jurídica, que estejam dentro da validade e que tenham a mídia com a senha PIN ativa.

Tenho um certificado A1. Posso realizar a renovação online?

Não. Neste caso, você precisará fazer uma nova compra e poderá fazer a validação de forma presencial ou por videoconferência.

Meu certificado vence amanhã, posso efetuar o pagamento via boleto?

Não. Nosso sistema só permitirá pagamento via boleto caso certificado tenha mais 5 dias de validade.

Comprei com boleto bancário, mas ainda não houve confirmação do pagamento. Perderei o direito da renovação online se o certificado digital expirar?

Sim. Normativamente, um certificado digital só pode ser renovado de forma online se estiver dentro de sua validade. Após esta data, a renovação online não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um local de atendimento Valid.

Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá um e-mail de confirmação informando o número do ticket para finalizar o processo de renovação online. Como este ticket só tem validade para a renovação online, ele não poderá ser usado para agendamento de validação presencial.

Neste caso, será necessário solicitar o reembolso e realizar uma nova compra, para a emissão de um novo ticket, e a realização do agendamento para a validação em um local de atendimento.

Para a renovação, quanto tempo leva entre a compra e confirmação de pagamento?

Após o pagamento, a confirmação pode levar até 3 (três) dias dependendo da forma de pagamento. É importante ressaltar que o e-mail com o número do ticket para finalizar a renovação só é enviado após a confirmação do pagamento.

Se o seu certificado digital estiver para expirar em menos de 72 horas, indicamos que escolha a opção de pagamento em cartão de crédito. Se não for possível, sugerimos a compra de um novo certificado digital e o agendamento presencial.

Quanto tempo antes do vencimento é preciso para renovar meu certificado online?

A renovação online deve ser realizada em até 3 horas antes do vencimento.

Se eu iniciei a renovação online do meu certificado digital e não efetuei o pagamento até a data do vencimento do mesmo, tenho a garantia da renovação online?

Não. A renovação online só é garantida se o procedimento for 100% finalizado, incluindo pagamento e emissão, antes do vencimento do certificado digital.

Quais são as formas de pagamento para renovação online?

Cartões de crédito Visa e Mastercard em até 3X, e à vista em boleto bancário.

Quais são as vantagens em renovar com a Valid?

A Valid Certificadora Digital tem como principal objetivo a excelência no atendimento. 

Investimos no desenvolvimento de um sistema de renovação online que facilita o dia a dia de nossos clientes, que não precisarão se deslocar da comodidade de seu escritório ou residência para continuar a usufruir dos benefícios oferecidos pela certificação digital.

Clique aqui e renove agora! Se você precisa comprar um novo certificado, acesse o nosso site.

Se na renovação online constarem informações cadastrais diferentes das informações do processo anterior, como proceder?

Uma vez que houve alguma alteração cadastral na base da Receita Federal do Brasil, como telefone ou e-mail, o sistema não permitirá a renovação online. Neste caso, será necessário realizar a validação presencial em uma das nossas localidades de atendimento.

Por que o A1 não entrou na normativa de renovação online?

O ITI não aderiu ao A1 para a renovação online neste momento.

Possuo um limite para realizar renovação online?

Ainda será definido pelo ITI.

Tenho um certificado A3 pessoa física dentro da validade, e preciso renovar. Como proceder?

Se o certificado está válido e você está em posse da mídia com a senha PIN ativa, clique aqui e realize a renovação online.

Tenho um certificado A3 pessoa jurídica dentro da validade, e preciso renovar. Como proceder?

Se o certificado está válido e você está em posse da mídia com a senha PIN ativa, clique aqui e realize a renovação online.

Meu certificado digital não é da Valid. Posso renovar mesmo assim?

Com as novas regras de renovação online, os certificados digitais, de todas as Autoridades Certificadoras, podem ser renovados no site da Valid Certificadora.

Posso realizar a renovação online aos finais de semana?

Sim. A renovação online está disponível todos os dias da semana.

No momento da renovação online, é necessário que minha mídia esteja conectada ao equipamento?

Sim. É obrigatório que a mídia (smart card ou token) esteja conectada ao equipamento no momento da renovação, pois ela será utilizada para assinar digitalmente a requisição do novo certificado.

Posso utilizar outra mídia para renovar o meu certificado digital A3? 

Sim, porém é obrigatório que utilize as mídias homologadas.

(Todas as mídias utilizadas pelas Autoridades Certificadoras são homologadas pelo ITI, portanto, aptas para a emissão.)

Conheça as mídias de hardware criptográfico homologadas pela Valid Certificadora.

Posso renovar um certificado digital A1 para A3? 

Não é possível renovar um certificado do tipo A1 para um certificado do tipo A3. Caso queira realizar esta mudança, será necessário comprar e validar um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital A3 para A1?  

Não é possível renovar um certificado do tipo A3 para um certificado do tipo A1. Caso queira realizar esta mudança, será necessário comprar e validar um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital NF-e para e-CNPJ ou vice-versa? 

Não é possível. Caso queira realizar esta mudança, será necessário comprar e validar um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital e-CPF para um e-CNPJ ou vice-versa? 

Não. O certificado digital de pessoa física (e-CPF) e pessoa jurídica (e-CNPJ) são diferentes. No caso do e-CPF, são exigidos, na primeira validação e emissão, apenas documentos da pessoa física (titular do certificado). Já para o e-CNPJ, são exigidos diversos documentações da empresa e de seus representantes junto à Receita Federal do Brasil. 

Posso renovar um certificado digital e-PF para um e-CPF ou vice-versa? 

Não. O certificado digital e-CPF é emitido na hierarquia da Receita Federal do Brasil e exige documentações diferentes na primeira validação e emissão. Portanto, não é permitida a renovação de um certificado e-PF para um e-CPF (Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal do Brasil). 

Um terceiro pode renovar eletronicamente o meu certificado digital no meu lugar?

Não. O certificado digital é o seu documento de identificação no meio eletrônico. Ele é de uso pessoal e intransferível. Caso o titular do certificado sofra algum dano financeiro indevido, é de sua total responsabilidade. 

Sim, desde que este responsável esteja no contrato social da empresa apresentado na validação presencial para a emissão do primeiro certificado.

Posso renovar meu certificado digital expirado ou revogado?

Não. Por uma questão normativa, o certificado digital só pode ser renovado de forma online dentro de sua validade. Caso o seu certificado digital expire ou seja revogado, será necessário adquirir um novo certificado e realizar uma nova validação em um dos locais de atendimento Valid.

Como verifico a validade do meu certificado digital?

A Valid disponibiliza uma aplicação capaz de testar o funcionamento do seu certificado digital e informar sua validade.

Clique aqui para acessar.

Posso alterar minhas senhas PIN e PUK na renovação online?

As senhas PIN PUK não são alteradas durante o processo de renovação.

Por que é importante ter um certificado digital?

O certificado digital é uma credencial que identifica uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos, garantindo a autenticidade e integridade nas transações. 

Um documento assinado eletronicamente com o uso de um certificado digital, tem o mesmo valor que um assinado em papel, garantindo a ele validade jurídica. 

Os certificados possuem um período de validade que varia entre um e três anos e, uma vez expirado, perde o seu valor, não podendo ser mais utilizado em novas interações que exijam autenticação e/ou assinatura digital.


Como podemos ajudar?