Assinatura PDF nos equipamentos Windows

Atualizado 2 weeks ago por Matheus

O procedimento a seguir depende da configuração correta do certificado em seu equipamento Windows.

SOBRE A ASSINATURA PDF

A assinatura em PDF com o certificado digital se faz cada vez mais comum no mundo corporativo, e possui inclusive validade jurídica.

Para efetuar essa assinatura, necessitamos efetuar algumas configurações, que veremos a seguir:

CONFIGURAÇÕES

Para efetuar as assinaturas digitais em PDF, utilizamos o Adobe Acrobat Reader, disponível para download clicando aqui

Após instalado, execute o Adobe Reader, vá até à aba “Editar”, e clique na opção “preferências”:

Logo após, localize a opção “Assinaturas”, na opção "Certificados confiáveis e de identidade" clique no botão “Mais...”

Selecione o certificado a ser utilizado para assinatura e clique no ícone destacado na figura a seguir para efetuar as configurações de confiança do certificado:

Selecione a primeira cadeia disponível conforme figura a seguir, e na aba “Confiança” selecione a opção “Adicionar a Certificados confiáveis”:

Marque todas as opções de confiança e clique em ok:

Refaça a operação nas demais cadeias e com o certificado do usuário que será utilizado para a assinatura. No certificado do usuário não marcar a primeira opção de confiança “Usar este certificado como uma raíz confiável”. Desta forma, a confiança do certificado do usuário ficará com as seguintes configurações:

Após todos os itens serem marcados como confiáveis, confira se o certificado se encontra como válido na aba “Cancelamento”:

Note que agora é apresentado apenas o certificado a ser utilizado. Na parte inferior da janela, a mensagem informa que o caminho do certificado é válido. Confirme a operação clicando em “OK”.

Selecione o certificado a ser utilizado, clique no ícone em destaque na figura a seguir, e selecione a opção “Usar para assinatura”.

Pronto, seu certificado está configurado para assinar documentos em PDF.

ASSINANDO PDF

Com as configurações efetuadas, basta abrir um arquivo em PDF, e nas opções à direita da tela selecionar a opção “Mais ferramentas”:

Localize e selecione a opção “Certificados”:

Será disponibilizado no documento a opção “Assinar digitalmente”:

Ao clicar na opção, uma janela de instrução é exibida ao usuário:

Clique em Ok, em seguida clique e arraste com o mouse no local onde deseja assinar:

Selecione o certificado a ser utilizado para a assinatura e clique em “Continuar”:

Caso queira bloquear o documento, basta ativar a opção em destaque na figura acima. Logo após clique no botão “Assinar” para avançar.

Ao assinar um documento, um novo arquivo é criado. Cabe ao usuário selecionar o local e nome do novo arquivo (já assinado):

Digite a senha para confirmar a operação:

Finalizado! O documento foi assinado com êxito, e deve apresentar a seguinte informação:


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