Informações sobre a segurança do certificado digital
Os certificados digitais fornecidos pela Valid Certificadora Digital são protegidos por senhas cadastradas pelo titular do certificado no momento da emissão. Para segurança de nossos clientes a Valid não mantém cópia de certificados e senhas, sendo de responsabilidade exclusiva do titular a guarda e o sigilo dessas informações.
Em caso de esquecimento da senha ou perda do certificado digital será necessária uma nova emissão.
Cuidados com as senhas do certificado
- Senha de Utilização PIN cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
- Senha de Desbloqueio PUK cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
- Senha de Identificação e Revogação cadastrada no preenchimento da solicitação do certificado. Essa senha é imprescindível para a emissão ou cancelamento on-line do certificado. Em caso de perda, não será possível a emitir o Certificado Digital e o cancelamento deverá ser presencial em uma das localidades de atendimento VALID;
A senha é de uso pessoal e intransferível
- Nunca divulgue a senha do certificado digital para terceiros.
- Não digite a senha quando alguém puder observar suas mãos.
- Não anote a senha em papéis e guarde em gavetas ou embaixo do teclado, por exemplo.
Nunca entregar o certificado para terceiros
O certificado digital é um documento pessoal, que identifica o seu titular ou empresa em transações digitais por isso, recomendamos não deixá-lo em posse de terceiros;
Para transações com a Receita Federal, caso seja necessária a representação por um terceiro, recomendamos que seja utilizada a Procuração Eletrônica existente no Portal e-CAC. Essa procuração confere poderes para que um terceiro o represente utilizando um certificado digital próprio.
Documentação
Os dados constantes nos documentos apresentados pelo titular para a validação presencial devem estar de acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB). Evite problemas que impossibilitem a validação do certificado digital, como:
- Mudança de Estado Civil, quando há alteração do sobrenome;
- Falecimento do representante da empresa e não atualização do contrato social com os novos dados.
- Mudança de sociedade dentro da empresa ou Mudança do representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil.Todos os atos praticados perante a RFB com o certificado digital é de responsabilidade do titular.