Perguntas e respostas rápidas sobre o seu Certificado Digital

Atualizado 3 months ago por Marketing

Neste tópico separamos algumas perguntas e respostas frequentes que fazem parte do dia-a-dia de quem utiliza o Certificado Digital e o processo de Certificação Digital.

No https://blog.validcertificadora.com.br você encontra outros artigos. Confira.

Posso renovar meu certificado digital expirado ou revogado?

Não, por uma questão normativa, o Certificado Digital só pode ser renovado de forma on-line dentro de sua validade.

Caso o seu certificado digital esteja expirado/vencido ou revogado, não será possível realizar a renovação online. 

Neste caso, será necessário adquirir um novo certificado e realizar uma nova validação em um dos locais de atendimento VALID.

A3 ou A1: qual o certificado digital ideal?

Os certificados digitais do modelo A3 sempre virão dentro de um dispositivo criptográfico que dão mais segurança na posse e utilização do certificado digital. Os certificados digitais A3 da Valid estão disponíveis em token, cartão inteligente e em nuvem.

Já os certificados A1 são gerados e utilizados em software, ou seja, você só tem um arquivo. A vantagem dele é que você pode efetuar um backup, e deixá-lo salvo no seu computador de trabalho.

Mas qual o melhor certificado digital para mim? A3 ou A1?

Vai depender da sua necessidade. Caso você queira portabilidade (andar com o seu certificado e utilizá-lo de qualquer lugar) o A3 é o mais indicado, pois você poderá recorrer ao token, cartão ou smartphone de qualquer lugar.

Se a sua necessidade não envolve a portabilidade, o A1 é uma opção com um custo menor.

O que é um cartão inteligente (smartcard)?

Cartão Inteligente Valid Certificadora Digital

Um cartão inteligente (smartcard) é um dispositivo (hardware) criptográfico onde é armazenado o seu certificado digital ou de atributo.

Trata-se de um dispositivo tecnológico, responsável por guardar o arquivo eletrônico certificatório, que, por sua vez, funciona como uma espécie identificador online que verifica a identidade e a autenticidade de determinado usuário.

Os dados ficam dentro de um chip. Para utilizá-lo é necessária uma leitora de cartão.


Como podemos ajudar?