Dúvidas sobre Renovação do Certificado Digital Valid

Atualizado 2 weeks ago por Matheus

DÚVIDAS

O que é uma Renovação Online Valid?

É o processo de emissão de um novo certificado digital para Pessoa Física ou Jurídica, sem a necessidade de deslocamento até um local de atendimento.

Esta renovação é permitida somente para certificados digitais do tipo A3, que esteja dentro da validade e que o cliente tenha conhecimento de sua senha PIN.

Posso realizar Renovação Online pelo MAC, Linux ou Windows?

O processo de renovação online e a instalação deve ser realizada através sistema operacional Windows em equipamentos com as seguintes configurações:

• Sistema Operacional: Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows.10 (a partir do build 10586.63).

IMPORTANTE: A emissão do certificado digital não pode ser realizada utilizando o navegador EDGE, instalado em conjunto com o Windows 10. Caso utilize este sistema operacional, sugerimos o uso do Internet Explorer 11 para emissão do certificado digital.

O processo de renovação poderá ser feito pelo Chrome?

Sim, a renovação poderá ser realizada, por um navegador Internet Explorer 11 ou Chrome.

Como faço a Renovação Online Valid?

Acessar o site da Valid pelo link www.validcertificadora.com.br

Clicar em Meus Certificados Digitais > Meu Certificado > Renovação

A renovação do certificado pelo Renovador Online Valid poderá ser feita com todos os tipos de certificados?

Não. Somente para os certificados tipo A3 válido, tanto Pessoa Física ou Jurídica, e que tenham a mídia com a senha PIN ativa.

Tenho um certificado A1 posso realizar a Renovação Online Valid?

Não, para este certificado a renovação deverá ser por videoconferência ou validação presencial.

Meu certificado vence amanhã, posso efetuar o pagamento via boleto?

Não, o sistema permitirá pagamento via boleto, caso certificado tenha mais 5 dias de validade.

Comprei com boleto bancário, mas ainda não houve confirmação do pagamento. Perderei o direito da renovação eletrônica se o certificado digital expirar?

Sim. Normativamente, um Certificado Digital só pode ser renovado de forma ONLINE se estiver dentro de sua validade, após esta data a renovação ONLINE não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um local de atendimento VALID.

Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá um e-mail de confirmação informando o número do ticket para finalizar o processo de renovação ONLINE. Este ticket só tem validade para a renovação ONLINE, ou seja, após a expiração do Certificado não será possível o uso deste ticket para o agendamento da validação presencial.

Neste caso, será necessário a solicitação do reembolso e a realização de uma nova compra para a emissão de um novo ticket e a realização do agendamento para a validação em um local de atendimento.

Quanto tempo leva entre a compra e confirmação de pagamento para eu poder renovar?

Após o pagamento a confirmação pode levar até de 3 (três) dias dependendo da forma de pagamento. É importante ressaltar que o e-mail com o número do ticket para finalizar a renovação só é enviado após a confirmação do pagamento, se o seu Certificado Digital estiver para expirar em menos de 72 horas indicamos que escolha a opção de pagamento em cartão de crédito, se não for possível sugerimos a compra de um novo certificado digital e o agendamento presencial.

Quanto tempo antes do vencimento, é preciso para renovar meu certificado online?

A Renovação Online, deve ser realizada com até 3 horas antes do vencimento.

Se eu iniciei a renovação online do meu certificado digital e não efetuei o pagamento até a data do vencimento do mesmo, tenho a garantia da renovação online?

Não, a renovação online só é garantida se o procedimento for 100% finalizado, incluindo pagamento e emissão antes do vencimento do certificado digital.

Quais são as formas de pagamento para renovação Online?

Cartões de crédito: Visa, Mastercard em até 3X e à vista em boleto bancário.

Quais as vantagens tenho em renovar com a Valid?

A Valid Certificadora Digital tem como principal objetivo a excelência no atendimento. 

Investimos no desenvolvimento de um sistema de renovação online que facilita o dia a dia de nossos clientes, que não precisarão se deslocar da comodidade de seu escritório ou residência para continuar a usufruir os benefícios oferecidos pela certificação digital.

Clique aqui e renove agora, ou se é um novo cliente conheça a VALID e adquira já seu Certificado Digital VALID, acesse: www.validcertificadora.com.br.

Se na renovação online constar informações cadastrais diferentes, telefone e e-mail, por exemplo, das informações do processo anterior, como proceder?

Uma vez que houve alterações cadastrais na base da Receita Federal do Brasil, o sistema não permitirá prosseguir com a renovação online. Será necessário realizar a validação presencial em uma das nossas localidades de atendimento.

Por que o A1 não entrou na Normativa de Renovação Online?

O ITI não aderiu ao A1 para a Renovação Online, neste momento.

Possuo um limite para realizar renovação online?

Ainda será definido pelo ITI.

Tenho um certificado A3 Pessoa Física, dentro da validade e preciso renovar, como proceder?

Se seu certificado está válido, está em posse da mídia com a senha PIN ativa, poderá realizar a Renovação Online Valid.

Tenho um certificado A3 Pessoa Jurídica, dentro da validade e preciso renovar, como proceder?

Se certificado está válido, está em posse da mídia com a senha PIN ativa, poderá realizar a Renovação Online Valid.

Meu certificado digital não é da Valid. Posso renovar mesmo assim?

Com as novas regras de renovação on-line, os certificados digitais de todas as Autoridades Certificadoras podem ser renovados no site da Valid Certificadora.

Posso realizar Renovação Online aos finais de semana?

Sim. A Renovação estará disponível todos os dias da semana.

No momento da Renovação Online, é necessário que minha mídia esteja conectada ao equipamento?

Sim. É obrigatório que a mídia (smartcard ou token), esteja conectada ao equipamento no momento da renovação, pois ela será utilizada para assinar digitalmente a requisição do novo certificado.

Posso utilizar outra mídia para renovar o meu certificado digital A3? 

Sim, porém é obrigatório que utilize as mídias homologadas.

(Todas as mídias utilizadas pelas Autoridades Certificadoras são homologadas pelo ITI, portanto, aptas para a emissão.)

Conheça as mídias de hardware criptográfico homologadas pela Valid Certificadora.

Posso renovar um certificado digital A1 para A3? 

Não é possível renovar um certificado do tipo A1 para um certificado do tipo A3, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação de um novo certificado digital presencialmente, ou por meio da validação por videoconferência.

Posso renovar um certificado digital A3 para A1?  

Não é possível renovar um certificado do tipo A3 para um certificado do tipo A1, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital, ou por meio de validação por videoconferência.

Posso renovar um certificado digital NF-e para e-CNPJ ou vice-versa? 

Não é possível renovar um certificado digital NF-e para um certificado digital e-CNPJ, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital. 

Posso renovar um certificado digital e-CPF para um e-CNPJ ou vice-versa? 

Não, o Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF) e Pessoa Jurídica (e-CNPJ) são certificados diferentes, no caso do e-CPF exige na primeira validação e emissão do Certificado apenas documentos da pessoa física (titular do certificado), já o e-CNPJ exige uma série de documentações da empresa e de seus representantes junto da Receita Federal do Brasil para a emissão do Certificado Digital. 

Posso renovar um certificado digital e-PF para um e-CPF ou vice-versa? 

Não, o Certificado Digital e-CPF é emitido na hierarquia da Receita Federal do Brasil e exige documentações diferentes na primeira validação e emissão do Certificado Digital, portanto não é permitida a renovação de um certificado e-PF para um e-CPF (Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal do Brasil). 

Um terceiro pode renovar eletronicamente o meu certificado digital no meu lugar?

Não, o Certificado Digital é o seu documento de identificação eletrônico, de uso pessoal e intransferível, caso o titular do certificado sofra algum dano financeiro indevido é de sua total responsabilidade. 

Sim, desde que este responsável esteja no contrato social da empresa apresentado na validação presencial na emissão do primeiro certificado.

Posso renovar meu certificado digital expirado ou revogado?

Não, por uma questão normativa, o Certificado Digital só pode ser renovado de forma on-line dentro de sua validade. Neste caso, será necessário adquirir um novo certificado e realizar uma nova validação em um dos locais de atendimento VALID.

Como verifico a validade do meu certificado digital?

A VALID disponibiliza uma aplicação capaz de testar o funcionamento do seu certificado digital e informar a validade do mesmo.

Clique aqui para acessar nossa aplicação e siga abaixo o passo a passo para testar e visualizar a validade do seu certificado digital. 

No navegador Internet Explorer abre uma janela com a caixa de mensagem informando os Certificados Digitais emitidos com a informação da data de validade dos Certificados, no caso do navegador Chrome a escolha do Certificado Digital a ser testado é necessária para que verifique a validade do mesmo.

Posso alterar minhas senhas PIN e PUK na Renovação Online?

As senhas PIN PUK não são alteradas durante o processo de renovação.

Por que é importante ter um Certificado Digital?

O certificado digital é uma credencial que identifica uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos, garantindo a autenticidade e integridade nas transações. 

Um documento assinado eletronicamente com o uso de um certificado digital tem o mesmo valor que um assinado em papel, garantindo a ele validade jurídica. 

Os certificados possuem período de validade que varia entre um e três anos e uma vez expirado perde o seu valor, não podendo ser mais utilizado em novas interações que exijam autenticação e/ou assinatura digital.


Como podemos ajudar?